Tipos de Corset
- Renata Fonseca Pereira
- 24 de jan. de 2023
- 3 min de leitura
Além das variações que ocorrem do mesmo modelo de corset, o tema deste post é sobre os tipos de corset levando em consideração sua função e comprimento do recorte:
Underbust:

Underbust: A principal característica do corset underbust é não cobrir os seios: o decote acompanha a linha abaixo deles. Sua confecção é mais alongada indo abaixo dos seios até o quadril baixo. Pode ter recortes diversos, como este com ancas da imagem ou reto. Este tipo de modelo é um dos mais usados para tight lacing que é o uso frequente do espartilho para redução de medidas na linha da cintura, já que fornece uma melhor sustentação, e pode ser usados por todas as pessoas de acordo com os números de painéis indicados para cada biotipo. Este tipo de modelo além de reduzir a cintura modela todo o tronco onde alcança, modelando assim os flancos.
Waist Cincher:

Waist Cincher: Esta peça não vai até o quadril baixo. Caracterizado por acomodar a região abdominal. É mais confortável que os outros modelos, porém atua com pressão apenas na cintura. Os waist cincher também podem ser usados para o uso frequente para redução de medidas para quem possui pouco tecido adiposo não ultrapassando 76cm de medida de circunferência da cintura, já que este é mais curto que o Underbust e não fornece sustentação para o tecido adiposo localizado no tronco, ele é considerado o modelo mais confortável por permitir maior mobilidade.
Overbust:

Overbust: Sua modelagem cobre todo o tronco, cobrindo do quadril aos seios. É inspirado em peças do final da era vitoriana. Este tipo de modelo é ideal para o uso fashion de composição de looks. Capaz de ressaltar as curvas e valorizar os seios, é a escolha para ser usado em datas especiais e eventos importantes. Uma versão tomara-que-caia, destinados a serem usados à mostra.
Midbust:

Midbust: O decote é na linha do busto. A cintura permanece estreita e o destaque fica para os seios apoiados no decote praticamente reto projetando-os para cima e causando uma impressão de maior volume.
Waspie:

Waspie: Este modelo na tradução literal é ''Vespa'', e pode ser comparado com um cinto, por isso também é chamado de corset belt, pois ele realmente é um cinto, já que é o modelo mais curto de todos, ideal para compor looks e fornecer uma cintura dramática momentânea, um acessório para ser usado por cima da roupa, você pode compor com vários tipos de roupas, das mais sociais as mais despojadas. o Waspie muitas vezes é confundido com modelos indicados para tight Lacing, mas ele NÃO é indicado. Pois é muito curto e com o uso frequente poderia "empurrar" a região pélvica para baixo por não fornecer sustentação. Então se você quer um modelo mais curto eu indico o waist cincher, é curto e da sustentação para o shape.
Stay:

Stay: Inspirado nos do século 18, possui designer e recorte que vai da altura dos seio até a linha da cintura, possui amarração por cordões e não é utilizado o busk(fechamento frontal) geralmente possui alças, e pode ser confeccionado com recortes mais retos ou com babados como este da foto.
Corset-Dress:

Corset-Dress: Confeccionado para ser o look, este tipo de modelo é estruturado e possui modelagem como os corsets desenhando todo o corpo, é um vestido com barbatanas de aço que vão até a linha do quadril para proporcionar movimentos e não impedir de se sentar.
Corset Masculino:

Corset Masculino: O modelo masculino redesenha a silhueta masculina, possui formato de colete, e cobre uma maior área do tronco. Ideal para compor looks.
Comments